O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta terça-feira (18), a ordem de serviço para alargamento da rua São Paulo, no bairro Pacoval, Zona Norte da capital. A obra foi pensada para dar maior fluidez ao trânsito durante a revitalização da Ponte Sérgio Arruda.
“O que estamos realizando não é somente a revitalização da rua em si, mas também um planejamento estratégico para a demolição da Sérgio Arruda. A rua São Paulo terá duas pistas em cada sentido para reforçar a mobilidade urbana entre a área central e a Zona Norte da cidade”, explica o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
A obra será realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e a expectativa de entrega do alargamento da via é de 15 dias para que, então, a antiga ponte Sérgio Arruda possa ser demolida dando início a construção da nova estrutura.
“A intenção é que a rua São Paulo seja uma importante via de interligação entre as zonas da cidade enquanto o trânsito pela ponte permanecer inviável”, reforçou o secretário municipal de obras, Cássio Cruz.
A extensão de 1.678,32 metros da via receberá os serviços de demolições de calçadas, terraplanagem e pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O recurso de R$ 1.837.611,11 é exclusivo do Tesouro Municipal.
O professor Rômulo Pantoja, de 53 anos, mora na rua São Paulo desde que nasceu. Segundo Rômulo, as melhorias estavam sendo aguardadas há tempos pelos moradores.
“Esse reforço no asfalto é fundamental para o tráfego seguro de todos. É uma obra muito bem-vinda”, declarou o morador.
Nova ponte Sérgio Arruda: uma grandiosa obra de mobilidade urbana em Macapá
Em 10 de junho de 2023, foi assinada a ordem de serviço para a maior obra de mobilidade urbana de Macapá. A estrutura liga a Zona Norte a área central da capital e a obra beneficiará aproximadamente 120 mil pessoas em mais de 20 bairros adjacentes à ponte.
A Semob está à frente dos serviços que contam com recursos de emenda federal articulada pelo deputado federal Vinicius Gurgel e pelo senador Davi Alcolumbre, mais a contrapartida do município, totalizando R$ 15 milhões para a construção da ponte e obras no entorno.
O projeto foi elaborado por alunos do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Estado do Amapá (Unifap) e prevê a requalificação de vias urbanas ligadas à estrutura. A nova ponte terá quatro pistas, sendo três no sentido Centro/ Zona Norte e uma no sentido Zona Norte/Centro. O projeto foi licitado e aprovado de acordo com o Ministério da Defesa, pelo Programa Calha Norte (PCN).