O Governo do Estado já alcança 98% da pavimentação asfáltica das vias que ligam o viaduto Evandro Machado, na Zona Oeste de Macapá, às rodovias Norte-Sul e Duca Serra. As obras compõem uma das principais etapas de acabamento do elevado, inaugurado em dezembro de 2022.
Além da pavimentação asfáltica, também são feitos serviços de pintura e construção de calçadas no viaduto, além de terraplenagem e drenagem nas vias localizadas em frente à Toca da Onça. As ações são executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).
“As próximas etapas consistem na iluminação e sinalização vertical e horizontal, não somente do viaduto, como da rodovia Norte-Sul”, destacou o gestor da Setrap, Valdinei Amanajás.
Toda a obra do viaduto está orçada em R$7,5 milhões, fruto de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, além de contrapartida do Governo do Estado.
O elevado possui 6 metros de altura, 18 metros de largura e 100 metros de comprimento, além de quatro pistas de rolamento. Quando todo o serviço estiver finalizado, a expectativa é abrigar o fluxo diário de cerca de 100 mil veículos entre as rodovias Duca Serra e Norte-Sul.
Entenda como vai funcionar o viaduto:
- Quem segue no fluxo Macapá-Santana ou o contrário deve adentrar no viaduto;
- Quem segue no sentido Macapá-Santana e deseja acessar a rodovia Norte-Sul não adentra ao viaduto, segue a pista à direita;
- Quem segue no sentido Santana-Macapá e deseja acessar a rodovia Norte-Sul, também não adentra ao viaduto, segue a pista à direita e faz a rotatória sob a estrutura do viaduto até chegar à Norte-Sul;
- Quem está na Rodovia Norte-Sul e deseja seguir no sentido Santana-Macapá, faz a rotatória sob o viaduto e acessa a faixa direita da rodovia.
Mais mobilidade
O viaduto também faz parte do pacote de obras de reestruturação da rodovia Norte-Sul, que já está com 95% dos serviços concluídos e passa pela fase de acabamentos, como construção de calçadas, iluminação, posteamento, pavimentação asfáltica e sinalização.
O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. Tanto o viaduto como a norte-sul estão orçados em R$115 milhões, dos quais R$22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.