O Instituto de Defesa do Consumidor no Amapá (Procon-AP) fiscalizou nesta sexta-feira, 14, as empresas áreas que atuam no estado, após denúncias de passageiros que tiveram os voos cancelados de Macapá/Belém e Belém/Macapá, no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre.
As equipes asseguraram os direitos dos consumidores que não conseguiram embarcar aos seus destinos desde a madrugada desta sexta. Alguns passageiros ainda não teriam recebido o suporte da empresa. Com a atuação do Procon-AP, eles foram encaminhados para um hotel até o horário dos voos.
De acordo com as empresas, o cancelamento das linhas ocorreu por conta de uma queda de energia, que provocou falhas no gerenciamento da Torre de Controle. A responsável por este serviço, também foi notificada e deve informar até segunda-feira, 17, a lista de passageiros afetados e os procedimentos que foram adotados para dar suporte aos consumidores.
Segundo a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas devem informar o motivo do cancelamento por escrito ao passageiro, podendo ele optar pela reacomodação, reembolso ou a execução do serviço por outra modalidade de transporte. A reacomodação deve ser gratuita, em data e horário de conveniência do passageiro.
Os consumidores que se sentirem prejudicados de alguma maneira, podem procurar o Procon-AP para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Serviço
O Procon-AP está localizado na Av. Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias ou orientações aos consumidores, basta ligar para o número 151.