O conjunto Macapaba, localizado na zona norte da capital, foi o primeiro a receber, nesta quarta-feira (12), o projeto “Circo no Residencial” Idealizado pela Companhia de Teatro Cangapé e apoiado pela Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).
Cerca de 500 pessoas prestigiaram a estreia do projeto que contou com a apresentação dos espetáculos: “Despreconceito” com os atores Rafinha Nunes e Leal Cajari, “Quem Sabe Conta”, com Nubia Oliveira, “Tia Pink Contadora de Histórias”, com Ingrid Gessica, “Virtuose”, com Emerson Rodrigues e “Um velório no Brasil”, com o ator Geovani Coelho.
Para a coordenadora da Cia Cangapé, Alice Araujo, o objetivo do projeto é levar a arte do circo para locais onde exista carência no acesso à cultura e lazer.
“Esta é a estreia desse projeto maravilhoso, dentro da programação do Macapá Verão. Vamos levar espetáculos para mais cinco residenciais. Para nós é uma alegria levar cultura e entretenimento ao povo, por meio das artes circenses”, disse a coordenadora.
O professor e ator Rafinha Nunes, que no palco é o palhaço CDF (Cabeça de Ferro), falou sobre o seu o espetáculo que aborda a desconstrução da cultura do preconceito, de forma muito bem-humorada.
“O nosso espetáculo traz um momento de troca com as crianças, num tom informativo e educativo, aproveitando essa característica do humor, típica do circo, para conseguir levar ao público a ideia de romper com os preconceitos”, disse o palhaço Cabeça de Ferro.
As crianças eram as mais atentas às apresentações. A pequena Aline Vasconcelos, de 9 anos, disse que estava brincando na praça quando viu a montagem da lona. Ficou curiosa sobre o que aconteceria ali, e logo entendeu que estavam montando um circo. “Eu só fui avisar minha família que ficaria para assistir os espetáculos. Eu gosto dos palhaços”, disse a menina, empolgada.
A moradora do habitacional, Railane Barbosa, de 42 anos, trouxe os filhos, Ravi e Railen para assistirem os espetáculos. Ela conta que seus filhos estavam ansiosos para verem os palhaços. “É raro acontecer eventos como esse por aqui, então eu trouxe as crianças. Eles querem ver os palhaços de perto”, disse a mãe dos meninos.
O projeto segue até o dia 29 de julho, passando pelos conjuntos habitacionais Mestre Oscar Santos, Miracema, Jardim Açucena, Mucajá e São José. Ao todo, serão 24 artistas envolvidos, entre palhaços, malabaristas, equilibristas, mágicos, atores e atrizes.
Sobre o projeto, num outro momento, o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida, destacou que esta é uma das ações mais importantes apoiadas pela fundação dentro do Macapá Verão 2023. “A Fumcult tem como missão fomentar e difundir a cultura em todas as suas formas e expressões. O circo é uma delas, e merece todo o nosso apoio e reconhecimento. É uma arte que encanta gerações e que precisa ser preservada e valorizada”, frisou.
Confira a programação completa do Circo no Residências:
12/07 (Quarta-feira):
Atrações: Rafinha Nunes (Circo), Nubia Oliveira (Circo), Antoniele Xavier (Circo), Ingrid Gessica (Circo), Emerson Rodrigues (Circo), Geovani Coelho (Teatro)
Local: Conjunto Habitacional Macapaba
Horário: a partir das 18h
16/07 (Domingo):
Atrações: Atyla Nascimento (Circo), Solange Smith (Circo), Catherine Zuleima ordones Tenia (Circo), Jéssica Thaís (Teatro), Maurício Maciel (Teatro), Beco Teatral (Teatro)
Local: Conjunto Habitacional Mestre Oscar Santos
Horário: a partir das 18h
19/07 (Quarta-Feira):
Atrações: Jones Barsou (Circo), Wilkson Santos (Circo), Shibaki (Circo), Raullyan Quintela (Teatro), Tamyres Silva (Teatro)
Local: Conjunto Habitacional Miracema
Horário: a partir das 18h
23/07 (Domingo):
Atrações: Luciano Santos (Circo), Trecos Inmundos (Circo), Tina Araújo (Teatro), Grupo Raio de Luz (Teatro), ngelo Barbosa (Teatro)
Local: Conjunto Habitacional Jardim Açucena
Horário: a partir das 18h
26/07 (Quarta- feira):
Atrações: Rita Guedes (Circo), Emily Caroline (Circo), Marcio Ayres (Teatro) – Duas Telas Produções Valdez Mourão (Teatro)
Local: Conjunto Habitacional Mucajá
Horário: a partir das 18h
29/07 (Sábado):
Atrações: Tio Gabriel (Pintura corporal), Samuel Alicio Cardoso (Circo), Washington Silva (Circo, Adrian Smith (Teatro), Companhia Primeiro Ato (Teatro), Beatriz Nonato (Teatro), Hugo Barbosa (Teatro)
Local: Conjunto Habitacional São José
Horário: a partir das 18h