Instrumento estratégico do Governo do Amapá na assistência e defesa do cidadão, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), completa nesta quinta-feira, 13, 17 anos de atuação no gerenciamento das chamadas de urgência e emergência feitas nos números 190 e 193, no estado.
O Ciodes, coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reúne uma equipe multidisciplinar formada por servidores da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil (PC). Desde 2006 atende todos os 16 municípios, 24 horas por dia, ininterruptamente.
Somente nos primeiros seis meses de 2023, com investimentos da gestão em tecnolçogia e capacitação, mais de 32 mil chamadas foram registradas pelo centro. Entre as ocorrências mais atendidas estão: violência doméstica, crimes contra a pessoa e o patrimônio, acidente de trânsito, incêndio e salvamento diversos.
“Entendemos que o Ciodes tem uma relevância muito grande em nosso estado, pois com o centro integrado com todas as instituições de segurança pública o atendimento ficou melhor para a população. É através do Ciodes que as ocorrências chegam, são atendidas, distribuídas e resolvidas com o apoio de todos, que estão no centro e nas ruas”, destaca o coronel Manoel Dias, coordenador do Ciodes.