Festa de São Tiago foi inserida no calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo

 Foto: Aog Rocha/GEA

Neste sábado (8), o governador, Clécio Luís, oficializou o repasse de R$ 1,2 milhão para a realização da tradicional Festa de São Tiago 2023, na Vila Histórica de Mazagão Velho, e entregou ao Município, a Central de Atendimento ao Turista (CAT). A programação gratuita, que reúne fé e tradições, será realizada de 16 a 28 de julho.

O termo de fomento foi assinado pela secretária de Estado da Cultura em exercício, Marina Beckman, em um evento que reuniu a comunidade ao som do batuque do grupo Nossa Senhora da Assunção, padroeira do município, e as margens do rio, no Barracão de São Tiago.

Para o governador, o recurso representa investimento para a cultura, para a preservação da história, turismo, economia e também para a autoestima da população mazaganense.

“É uma das maiores festas do Amapá. É a história recontada pelos próprios moradores há 246 anos. Mesmo estando no início da gestão, estamos garantindo o apoio para que essa festa seja cada vez melhor, com incentivo ao turismo, gerando emprego e renda, e resguardando a nossa ancestralidade, cultura e identidade que pulsa aqui em Mazagão”, declarou Clécio Luís.

Atendimento ao turista
Em junho, a Festa de São Tiago foi inserida no calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo, o que agrega valor à região como destino turístico. Também neste sábado, o Governo do Amapá fez a cessão para a Prefeitura de Mazagão, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

“Hoje é um dia de festa, com fomento para potencializar ainda mais esse festejo que agora faz parte do calendário nacional. No nosso programa de regionalização, estamos fazendo a identificação turística para valorizar a vila e informar quem visita Mazagão Velho, além de fazer a cessão do CAT, que auxilia e tira dúvidas dos nossos turistas. A gestão estadual trabalha para abranger todos os 16 municípios”, pontuou a secretária de Estado de Turismo, Anne Monte.

O repasse da administração do espaço foi solicitado pelo Executivo municipal, para que no local também funcione a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (MazagãoCult).

“É muito importante esse ato da visita do Governo, com o anúncio de um fomento tão alto, investindo na cultura e nas tradições. É uma honra contar com esses parceiros que estão aqui, porque fazem as coisas acontecerem para o desenvolvimento do nosso estado. Que a Festa de São Tiago seja um sucesso”, afirmou o prefeito de Mazagão, Dudão Costa.

O senador Randolfe Rodrigues participou da cerimônia e anunciou que a festividade em Mazagão Velho vai receber as visitas de Nabil Adghoghi, embaixador de Marrocos no Brasil, e de Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil. Eles representam as origens que influenciaram na festividade.

“A festa de São Tiago é do povo do Amapá, pertence ao povo de Mazagão, mas precisa ser apresentada ao mundo. E a presença dos embaixadores demonstra a importância dessa festividade. Essas cidades voltam a se reunir, celebrando a paz e união, mas não deixando de esquecer a história, a escravidão sobre o povo preto, sobre os africanos. Que essa seja a mais bela festa, de união de povos e continentes”, discursou Randolfe Rodrigues.

Também neste sábado, o governador Clécio Luís, o senador Randolfe e os secretários de Governo participaram da entrega da kit com equipamentos para segurança alimentar de batedeiras de açaí; inaugurações das escolas municipais Raimundo Borges e Tia Iracema, assim como do Terminal Fluvial Municipal de Passageiros na margem do Rio Beija-Flor, na orla de Mazagão.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção