Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (MIDR) e UNIFAP firmam parceria para elaboração de Plano Estadual e implementação de laboratório que fará diagnósticos social e econômico nos municípios da faixa de fronteira do Amapá.
O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional e a Universidade Federal do Amapá celebraram neste sábado, 8, um Termo de Execução Descentralizada para elaboração de um Plano Estadual de Desenvolvimento e a Integração na Faixa de Fronteira do Amapá, além, da implementação do Laboratório de Estudos de Fronteiras da UNIFAP.
Por meio de estudos de campo e escutas populares nos oito municípios situados na faixa de fronteira do Amapá (Oiapoque, Calçoene, Laranjal do Jari, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Amapá e Pracuúba), o objetivo da parceria entre MIDR e Unifap, é para mapear políticas públicas inovadoras, potencializando as mesmas em áreas como meio ambiente, educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
O Projeto terá o investimento de R$1,3 milhão, e tem prazo de execução até julho de 2024. Além do produto final, que será o Plano Estadual para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira, a parceria, também prevê a implantação do Laboratório de Estudos de Fronteira da Unifap, como mecanismo de produção e difusão de conhecimentos e informações sobre políticas públicas para a faixa de fronteira.