Com objetivo de incentivar e fortalecer a produção avícola do município, a Prefeitura de Macapá realizou a entrega da segunda etapa do programa Proaves. Vinte (20) produtores familiares da região do Maruanum foram contemplados com a doação de 2 mil aves, sendo 100 para cada produtor, além de equipamentos, insumos pecuários, ração para frangos de corte, vacinas e outros medicamentos avícolas. A entrega aconteceu nesta quarta-feira (05) no Centro Comunitário do Carmo do Maruanum.
A iniciativa faz parte do Programa Municipal para o Desenvolvimento da avicultura em Macapá e busca aumentar a produção de frango, além de gerar alternativas de renda às famílias rurais.
Para a produtora Suzane Picanço, moradora da comunidade de São Raimundo do Maruanum, a iniciativa chegou em boa hora, pois considera uma ótima oportunidade para aumentar sua criação e consequentemente sua renda.
“Vai contribuir para o crescimento da avicultura aqui na nossa comunidade, tanto para nossa alimentação, como também para a venda. Esta iniciativa é um pontapé inicial e tenho certeza que com o incentivo da Prefeitura teremos condições de aumentar nossa renda com a venda de carnes de frango”, disse.
Segundo o Prefeito Dr. Furlan, o programa Proaves potencializa o setor primário, trabalha as políticas de incentivo à produção de alimentos e gera renda para produtores de Macapá.
“Estamos decentralizando o programa levando para as comunidades, primeiro para produtores do KM9 e agora aqui no Maruanum. Queremos estimular os agricultores a transformar essa atividade caseira em uma atividade comercial, pois abemos que muitas famílias já produzem e outras vão inciair agora, mas nosso objetivo é que todos produzam cada vez mais e passem a comercializar”, afirmou o Prefeito de Macapá.
Proaves Macapá
A iniciativa beneficia 200 famílias agrícolas com a doação de 20 mil aves que são distribuídas em 10 etapas. Cada unidade familiar contemplada recebe a doação de materiais e insumos suficientes para a criação de 100 aves, durante 60 dias, são eles: 100 pintos caipiras, ração para frango de corte, vacinas e outros medicamentos avícolas, Comedouro tubular de 3kg, Bebedouros de rosca de 5 litros.
A primeira etapa do Programa Proaves Macapá aconteceu na comunidade Vila Esperança, localizada no KM 9. onde foram doadas 2 mil aves para 20 famílias, sendo entregues 100 para cada produtor.
As famílias beneficiadas pelo programa Proaves foram contempladas através do edital n° 001/2023 – Semag/PMM. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), coordena o Programa e é responsável por orientar as famílias contempladas.
“Os produtores serão acompanhados pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura, e as aves doadas terão o acompanhamento dos nossos profissionais, para que sejam criados da forma adequada”, ressalta o Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Fleury.