Novo Hospital de Emergências
O governador, Clécio Luís, anunciou nesta terça-feira, 4, a publicação da licitação para as obras do novo Hospital de Emergências (HE) de Macapá. Serão investidos mais de R$ 110 milhões na estrutura, que vai ampliar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.
Com o novo pronto-socorro, a rede pública de saúde irá se adequar ao crescimento da população amapaense, que, atualmente, ultrapassa os 750 mil habitantes.
O projeto é considerado a maior obra de saúde do estado. São mais de 15 mil m² de área para expansão dos serviços prestados, com ampliação para, inicialmente, 212 leitos na estrutura total, entre clínicos, intensivos e de cuidados intermediários, além de leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados.
“Esse hospital vai mudar a vida de milhares de amapaenses que estão sonhando com essa obra. Dar para a população um atendimento digno de emergência e urgência”, disse o senador Davi Alcolumbre.
O projeto prevê seis salas de cirurgia, sendo quatro de multiespecialidades; serviços para diálise; Central de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (com espaços de radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância e endoscopia).
Haverá, ainda, ambientes de apoio técnico (para laboratórios e setores como Nutrição e Farmácia), além de espaços para administração, auditório e salas multiuso, comissões.
Está previsto um estacionamento com 110 vagas para veículos (com bicicletário e espaço para motos), além de heliporto e rampas de acesso.