Com apoio do Governo do Estado, equipe de goalball do Amapá vai disputar torneio em Brasília

 Foto: Elivaldo Santos/Divulgação
Goalball é um esporte paralímpico praticado apenas por deficientes visuais

Com apoio do Governo do Estado, a equipe de goalball do Amapá viajou na segunda-feira, 3, para disputar o campeonato Regional Centro-Norte da modalidade, que inicia nesta terça-feira, 4, e segue até o dia 8 de julho, em Brasília.

A equipe, composta por quatro paratletas e dois técnicos, treinou ao longo do mês de junho na quadra poliesportiva da Universidade Estadual do Amapá (Ueap). “Nós estamos com uma expectativa muito boa. Estamos confiantes no treinamento que fizemos para chegarmos na competição firmes e fortes para representar bem o nosso estado”, disse o paratleta Alessandro Figueiredo.

O Regional Centro-Norte de Goalball é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais. Em 2022, a equipe amapaense ficou na fase de grupos, mas este ano, os atletas querem ir mais longe na competição.

“A equipe está bem treinada e conseguimos manter a base do ano passado. A competição é uma seletiva, então a expectativa é que a gente consiga uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro, que acontecerá no segundo semestre deste ano”, explicou o técnico Rodrigo Ikegami.

Goalball

O goalball é um esporte coletivo paralímpico praticado apenas por deficientes visuais. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo que chegue ao gol adversário.

A bola, mais ou menos do tamanho das utilizadas no basquete, tem guizos no interior. É o som desses pequenos sinos que orienta os atletas, e apenas quando a bola sai das mãos do arremessador é possível para a defesa determinar qual foi o tipo de lançamento escolhido.

Confira a equipe de Goalball:

Atletas

  • Alessandro Figueiredo
  • Cirley Souza
  • Guilherme Ribeiro
  • Édson Saraiva

Técnicos

  • Rodrigo Ikegami
  • Hilbert Barbosa

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá