Para encerrar o Arraiá do Povo com grande estilo, a última competição do evento, reuniu quase 30 grupos para definir as melhores quadrilhas das categorias tradicional, estilizado e especial do São João amapaense. Desde o dia 24 de junho, o Governo do Amapá reuniu os três maiores festivais da temporada no anfiteatro da Fortaleza de São José para a maior quadra junina do estado.
Quem levou o tão sonhado título no 14º Festival Arraiá no Meio do Mundo foi a quadrilha Luar do Sertão, que encantou o público ao retratar o “São João com o jeito de ser do povo daqui”, no maior estilo junino possível. O grupo foi anunciado vencedor do festival no domingo, 2.
Com mais de seis anos de atividade, eles não pouparam esforços para mostrar toda a beleza e energia junina amapaense durante a apresentação que ocorreu no sábado, 1º. Com 26 pares, cores vibrantes e muita emoção, a quadrilha encantou o público e os jurados do concurso.
“Esse título vem fechar com chave de ouro todo trabalho dos últimos 6 meses desenvolvido pela diretoria lunar, além de proporcionar à nossa comunidade do Mucajá, Santa Inês e Beirol essa alegria de ser bicampeão”, destaca o presidente do grupo, Kleber Rodrigues.
Este foi o segundo título consecutivo da Luar do Sertão, que também venceu em 2022. Este ano, exaltando a cultura local, devota e negra, os quadrilheiros trouxeram os barcos ribeirinhos e o Marabaixo para a quadra.
Com foco na identidade do Amapá, foi possível fazer uma viagem cultural pelo estado através dos saberes tradicionais que passam de geração para geração, além, é claro, da proximidade dos amapaenses com o São João. Além do título de melhor quadrilha, o grupo levou premiação no valor de R$ 4 mil.
Arraiá do Povo
Promovido pelo Governo do Amapá para valorizar a cultura quadrilheira, a economia criativa e o empreendedorismo, o Arraiá do Povo reuniu desde o dia 24 de junho mais de 53 grupos juninos dos três maiores festivais da temporada: o 4º Festival Junino Sandro Rogério, o 5º Forrozão do Primo Sebastian e o 14º Arraiá no Meio do Mundo.
O Governo garantiu investimentos para quadrilhas de 14 dos 16 municípios, destinando R$ 2 milhões, resultado de emendas dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.