Com a chegada de julho, o mês das férias e do verão, aumenta a circulação de pessoas nos balneários, em especial o da Fazendinha e do Curiaú, em Macapá. Para garantir informações corretas na prestação dos serviços, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) está orientando donos de restaurantes e similares.
Nesta sexta-feira, 30, foram visitados 15 estabelecimentos. Desses foram 9 no Curiaú e 6 na Fazendinha. A ação faz parte da programação “Procon nas Férias”, que orienta empreendedores e consumidores.
Também serão visitados locais como terminais rodoviários, agências de viagens, parques, aeroportos e shoppings que são frequentemente procurados nesse período.
A chefe de fiscalização do Procon-AP, Lana Silva, destaca que o número de autuações diminuiu com o trabalho de educação no mercado do consumo que o instituto está promovendo.
“O objetivo é fazer uma fiscalização educativa para que esses segmentos se adequem a todas as normas do Código de Defesa do Consumidor [CDC] e possam ofertar um trabalho de eficiência para o consumidor”, comenta Lana.
No que diz respeito aos bares e restaurantes, foram avaliados aspectos como a higienização dos espaços, o armazenamento dos produtos, a qualidade dos cardápios, os preços praticados e as opções de pagamento disponíveis.
“Todas essas formas devem estar identificadas para que o consumidor, ao chegar no estabelecimento, possa já ter essa informação”, conta Géssica Vieira, chefe de atendimento e cartório.
Durante todo o mês de julho, serão implementadas medidas com o objetivo de preparar esses estabelecimentos para a parte mais movimentada da temporada de férias.
Serviço
O Procon-AP está localizado na Av. Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias ou orientações aos consumidores, basta ligar para o número 151.