Lar Brasil Pensamento Científico e Educação Antirracista são abordados em formação de gestores e professores das escolas municipais do campo

Pensamento Científico e Educação Antirracista são abordados em formação de gestores e professores das escolas municipais do campo

Capacitação dos Programas Criança Alfabetizada e Educa Macapá reuniu cerca de 110 profissionais da educação de 24 escolas das comunidades rurais de Macapá

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Gestores e professores do campo recebem capacitação dos programas Educa Macapá e Criança Alfabetizada | Foto: Mary Paes / PMM

 

Profissionais da educação das escolas municipais do campo participaram nesta quinta-feira (29) da formação continuada dos Programas Criança Alfabetizada e Educa Macapá, na faculdade Estácio/Famap, Zona Sul da capital.

A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é a primeira deste ano exclusivamente direcionada aos profissionais das 24 escolas de ensino fundamental e educação infantil, das comunidades rurais.

O tema “O lugar do Pensamento Científico na Educação Infantil, Literatura Infantil e a Educação Antirracista”, apresentado na formação, visa capacitar o professor para atuar em sala de aula de forma a despertar o aluno para as questões da ciência e da diversidade existentes na sociedade atual, de forma lúdica, por meio de encenações teatrais, brincadeiras pedagógicas e leituras de obras.

Bruno Marcelo Costa, coordenador do Programa Criança Alfabetizada, foi o responsável por ministrar palestra aos gestores do campo, a respeito do tema abordado e sobre os indicadores de avaliação.

“Minha parte na capacitação de hoje é falar de forma exclusiva aos gestores do campo. É uma condução diferenciada, onde vamos discutir estratégias de ensino para a melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos”, ressaltou o coordenador.

De acordo com Nádia Serique, articuladora do Educa Macapá, cerca de 110 profissionais estavam presentes nas formações, entre gestores e professores.

Para Serique, as capacitações continuadas são necessárias para o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de ensino da rede municipal nas unidades escolares rurais. Ela salientou ainda que o conteúdo trabalhado é adequado às peculiaridades do ensino no campo.

“As capacitações de hoje já aconteceram para os profissionais das escolas urbanas e agora são direcionadas aos gestores e professores do campo, para que haja esse alinhamento no aprendizado dos estudantes do município como um todo”, destacou a articuladora.

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