Para prestigiar a maior quadra junina do estado, o Arraiá do Povo, o governador do Amapá, Clécio Luís, levou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, até a Cidade Junina na noite de quinta-feira, 29, no anfiteatro da Fortaleza de São José. Ele celebrou o bom desempenho das disputas. A programação é gratuita e ocorre até domingo, 2, com a atração nacional grupo Falamansa.
“É a 6ª noite do Arraiá do Povo aqui na Cidade Junina e está um sucesso! Os quadrilheiros trazem a alegria e se divertem junto. Hoje estamos aproveitando com a ministra Margareth Menezes, que está curtindo pra valer mesmo. Ela é apaixonada pela quadra junina, pela cultura do nosso povo e nada melhor que terminar a agenda aqui no Amapá assim, dançando e celebrando”, disse Clécio Luis.
Em 2023, o Estado fez um investimento histórico nas quadrilhas juninas: R$ 2 milhões, com recursos do tesouro estadual e emendas dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A ministra cumpriu agenda no Amapá com o Circula MINC, uma agenda de imersão do Ministério da Cultura (MinC) nos estados brasileiros. Mais cedo, ela também participou da reinauguração do Deck do Curiaú.
“A festa de São João é a cara do Brasil. Parabéns a quem produziu os figurinos, as costureiras, os coreógrafos, os participantes das quadrilhas. Essa é a verdadeira economia da cultura. Viemos desejar boa sorte a todos”, pontuou Margareth Menezes.
Arraiá do Povo
O clima de São João invadiu o anfiteatro da Fortaleza de São José, na orla de Macapá, que recebeu a Cidade Junina, com estrutura para as disputas das quadrilhas juninas e praça de alimentação.
Organizado pelo Governo do Amapá, o Arraiá do Povo garantiu investimentos para quadrilhas de 14 dos 16 municípios. A quadra da Cidade Junina recebe os 3 maiores festivais do estado: 4º Festival Junino Sandro Rogério; 5º Forrozão do Primo Sebastian; e o 14º Arraiá no Meio do Mundo. As disputas chegam a definir os representante do Amapá para festivais nacionais de quadrilhas juninas.