Com a programação do Junho Verde, o Governo do Amapá reforça o compromisso com as práticas de desenvolvimento sustentável, que aliam crescimento econômico e cuidados com a natureza. Este ano, a campanha levou para os amapaenses iniciativas como mutirões de limpeza nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha e do Curiaú, blitz ambiental, distribuição de mudas, ação social com atendimentos de saúde, palestras em escolas públicas e fóruns ambientais.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) coordenou as ações, que encerraram nesta quinta-feira, 29. O tema deste ano foi: “Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento”.
O secretário de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao, enfatizou o cenário de preservação do Amapá em um momento em que o mundo volta suas atenções para a sustentabilidade.
“O mundo está olhando para a Amazônia e, dos estados da Amazônia, o Amapá é o que mais tem condições de mostrar pro mundo um exemplo do que pode ser desenvolvimento sustentável”, destacou Abrahao durante a cerimônia de encerramento.
A secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça, enfatizou que as discussões são amplas e precisam do engajamento de todos, por isso o Junho Verde procurou envolver a sociedade civil, e representantes de diversos segmentos.
“Essa é uma discussão mundial e nós tivemos um mês rico em debates, capacitações e muito aprendizado. Nós queremos mostrar que é perfeitamente possível aliar desenvolvimento sustentável com preservação do meio ambiente”, relatou Taisa.