Coordenação Estadual de Saúde Mental treina servidores da Atenção Psicossocial para acolhimento de pacientes

 Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Capacitação reuniu servidores técnicos dos Caps do estado

A Coordenação Estadual de Saúde Mental realizou nesta quinta-feira, 29, uma capacitação que reuniu todos os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do estado para melhorar e fortalecer as práticas de acolhimento aos pacientes que utilizam as unidades assistenciais do Amapá.

A qualificação faz parte do Programa de Educação Permanente em Saúde Mental, que tem como objetivo auxiliar servidores sobre o fluxo interno e as políticas de redução de danos dentro da unidade.

Equipes dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque estiveram presentes no treinamento, que debateu sobre a uniformização e padronização dos atendimentos ofertados pelos centros.

Para o coordenador estadual de saúde mental, André Romero, a intenção de captar os servidores que trabalham na atenção psicossocial de todo o estado foi idealizada após levantamento situacional, que gerou um diagnóstico apontando que algumas unidades estavam desconexas com a política de saúde mental nacional.

“Nosso objetivo é fazer um alinhamento de todos os municípios que possuem Caps, para que eles tenham conhecimento de como deve ser o funcionamento interno de uma unidade. Além de aprender sobre a política de redução de danos, preparando e qualificando os servidores sobre o assunto, resultando na aplicação efetiva do protocolo de acolhimento”, reforça o coordenador.

De acordo com a psicóloga do Caps de Porto Grande, Giselly Vilela, a capacitação é um processo de aprendizagem muito importante para o funcionamento das unidades, principalmente a qual está inserida.

“Essa ação fortalece o que já fazemos em nosso município, vamos sair daqui com o conhecimento mais atualizado. Vamos aprimorar o que ainda falta e colocar em prática para os nossos usuários de Porto Grande”, enfatiza a psicóloga.

Caps
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção