Arraiá do Povo: Estrela do Norte é campeã do 5º Forrozão Primo Sebastian e vai representar o AP em competição nacional

 Foto: Jorge Júnior/GEA
Estrela do Norte conquistou o título de campeã do forrozão

O público que foi ao ‘Arraiá do Povo’ na quarta-feira, 28, assistiu todo o brilho das performances que fecharam o 5º Forrozão do Primo Sebastian. Após nove apresentações em dois dias de evento, a competição selecionou o grupo Estrela do Norte para representar o Amapá no Festival Brasileiro de Quadrilhas Juninas.

A Estrela do Norte é a quadrilha tradicional do bairro Pacoval, Zona Norte de Macapá, e trouxe para o público o tema “Resistência, é o meu São João!”. Para a quadrilheira Ana Moraes, de 34 anos, a conquista representa o resultado de muito suor e dedicação.

“Foram quatro meses difíceis de ensaio, com noites mal dormidas, e chegar aqui é indescritível, uma emoção muito grande. A estrutura do Arraiá do Povo está maravilhosa. Nós, quadrilheiros, merecemos esta valorização que está tendo hoje”, contou, emocionada.

O 5º Forrozão do Primo Sebastian é um dos três festivais que compõem o Arraiá do Povo, a maior quadra junina do estado. O Governo do Amapá investe R$ 2 milhões no evento, com recursos de emendas articuladas pelos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre. A programação segue até domingo, 2, com show da banda Falamansa, na área externa da Fortaleza de São José.

A Federação de Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap), que organiza o forrozão, também selecionou os grupos Sorriso Cristalino e Guerreiros de Fogo, com segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os grupos Piranhas dos Matutos, Explosão Junina, Simpatia da Juventude, Revelação, Estrela Santanense, Evolução Junina e Explode Coração também levaram suas perfomances para os dois dias de evento.

Cada grupo abordou temas sociais importantes em suas apresentações, como a defesa da paz e diversidade. Em uma das surpresas da noite, o grupo infantil Estrela Santanense Kids trouxe para a quadra junina a temática dos direitos da população autista. Para o marcador de apenas 12 anos, Willyam Rocha, a apresentação foi uma oportunidade de trazer a conscientização para a quadra junina.

“Estou muito feliz e realizado por mais uma apresentação que conseguimos nos sair bem. Escolhemos esse tema para que as pessoas possam enxergar o autismo do jeito que ele realmente é, não algo negativo, apenas um jeito especial que algumas pessoas vivem”, comentou Willyam.

O 5º Forrozão do primo Sebastian encerrou com a apresentação da apresentação da banda Sakarolha. O Arraiá do Povo segue nesta quinta-feira, 29, com o início do 14° Arraiá no Meio do Mundo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

Oportunidades

Além do espetáculo artístico, o Arraiá do Povo movimenta a economia do estado. O local conta com diversos pontos de venda de comidas típicas, com mais de 60 empreendedores credenciados pelas entidades parceiras.

O comerciante Alan Vitor, de 22 anos, foi prestigiar as quadrilhas no Arraiá do. Ele já estava em seu segundo dia de evento, e conta que planeja continuar participando do festival ao longo da semana.

“Estou achando muito legal. É o primeiro ano que vejo uma estrutura deste tamanho. A época junina é muito satisfatória porque reúne lazer, comidas típicas e muita diversão. Pretendo continuar vindo”, afirma Alan.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá