Sejusp promove capacitação sobre transparência de processos administrativos para profissionais da Segurança Pública

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) promoveu na manhã desta segunda-feira, 27, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a abertura do curso “Trilha de Aprendizagem – Fase preparatória da contratação pública”.

A capacitação, com foco na administração dos serviços públicos, busca trazer celeridade, transparência e padronização de procedimentos institucionais ligados às forças de segurança do Amapá.

A Trilha de Aprendizagem terá 6 módulos com 50 vagas para profissionais dos órgãos vinculados à Sejusp, especialmente os que atuam na gestão, planejamento, fiscalização e controle de contratações, abordando aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais.

“Sabemos que nenhuma contratação hoje, nenhum evento, nenhum tipo de gasto deve ser feito sem que haja um planejamento prévio para aplicarmos bem os recursos públicos. É importante que possamos alinhar o trabalho integrado da Segurança Pública com transparência e, essa é a nossa intenção e faz parte do plano governamental do Executivo do Amapá”, explicou o subsecretário da Sejusp, Paulo Reyner.

Ainda segundo o subsecretário, a capacitação fará com que o aluno passe por uma sequência contínua de treinamentos sobre o conteúdo burocrático-documental, para que o aprendizado possa ser mais rico e de maior qualidade dentro das instituições.

“O papel da Sejusp é fomentar a coordenação para que a segurança pública trabalhe de maneira integrada selando todas as falhas de comunicação, com alinhamentos pertinentes para que cada um, no seu papel possa exercer com plenitude suas atribuições”, definiu Reyner.

O curso

A capacitação acontecerá de forma híbrida (presencial e online) até o mês de julho com aulas ministradas por profissionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A primeira aula prática acontece nesta terça-feira, 28, no auditório da Sejusp.

O curso é dividido em 6 módulos:

  • Trilha 01-Plano de Contratação Anual
  • Trilha 02-Estudo Técnico Preliminar
  • Trilha 03-Termo de Referência ou Projeto Básico
  • Trilha 04- Gestão de Riscos
  • Trilha 05-Pesquisa de Preço
  • Trilha 06-Elaboraçao de Edital

Participam da qualificação: Polícia Militar (PM-AP), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP), Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Polícia Científica e também para servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tribunal de Contas (TCE), da Secretaria de Representação do Governo do Amapá em Brasília (Seab), da Secretaria de Estado do Planejamento e da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP).

“A capacitação terá formação com estudo de caso, elaboração de padronização de documentos no âmbito da Sejusp e outras entidades. Os instrutores serão profissionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública com apoio dos profissionais da Procuradoria Geral do Estado e da Sejusp”, explicou Patrícia Tavares do Carmo, coordenadora do 1º módulo do curso.

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