A inserção dos pacientes psiquiátricos na sociedade é um dos objetivos do Programa de Integração e Bem-Estar, desenvolvido pela Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental (Uresam), do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCal). Esta semana, foram ofertadas ações de bem-estar aos 11 pacientes da Psiquiatria Mental e profissionais de saúde.
Entre os serviços, estavam disponíveis aferição de pressão arterial, massagem relaxante, ventosaterapia, quiropraxia, reflexologia podal, auriculoterapia, entre outros. O objetivo é trazer integração social entre a equipe técnica e os acolhidos, assim como ajudar na humanização do tratamento.
“Buscamos aliar as atividades de corpo, alma e mente, abordando, de forma humanizada, estratégias que tratem essas pessoas com respeito e integração à vida social”, destacou o enfermeiro da unidade, Cássio Monteiro.
O programa terá ações contínuas que buscam quebrar o paradigma de que o paciente psiquiátrico necessita ficar isolado. Os serviços contaram com apoio do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Amapá (Cerpis).