Lar Amapa Governo incentiva criação de espaços para mães amamentarem seus bebês no intervalo do trabalho

Governo incentiva criação de espaços para mães amamentarem seus bebês no intervalo do trabalho

Objetivo é instalar as Salas de Apoio à Amamentação através de parceria com o comércio e iniciativa privada.

por admin
0 comentário

O Programa de Aleitamento Materno, da Secretaria de estado da Saúde (Sesa), incentiva a criação de Salas de Apoio à Amamentação para que a mulher trabalhadora siga alimentando seu filho de forma mais tranquila. A estratégia busca tornar menos doloroso o fim da licença-maternidade, quando a mãe retorna ao trabalho e precisa ficar algumas horas longe do seu bebê.

Esta semana, os técnicos das coordenações de Aleitamento Materno, de Políticas de Atenção à Saúde e Nutrição da Sesa reuniram com o presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Ladislao Monte, para tratar da criação de uma dessas salas no prédio do Serviço de Apoio ao Comerciário (Sesc), no Centro de Macapá.

A ideia é que o espaço sirva para que as comerciárias possam ter um local adequado para retirar e armazenar o leite e amamentar seus bebês pelo tempo que estiverem ali.

“As empresas que aderem a essa iniciativa tendem a ter menos problemas com a ausência de funcionárias para tratar de problemas de saúde dos filhos, já que o leite materno possui anticorpos que previnem doenças e, assim, as crianças amamentadas no peito adoecem menos”, explicou a coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde, Sandra Elisa.

A iniciativa que beneficia mães, bebês e empresas é preconizada pelo Ministério da saúde e tem baixo custo, já que as salas não necessitam de estrutura complexa, bastando poltrona para amamentação e geladeira para armazenamento.

O Programa de Aleitamento Materno realizado pelo Governo do Estado, além de estimular a implantação das salas foca na melhoria da qualidade da alimentação das crianças, contribuindo assim para a redução da mortalidade infantil e doenças.

você pode gostar

Deixe um comentário