Amapá e Guiana Francesa definem cooperação técnica para aperfeiçoar serviços de saúde na fronteira

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiram propostas com profissionais do Centro Hospitalar Andreé Rosemon, na cidade de Saint Georges, na Guiana Francesa, para melhorar o atendimento na região de fronteira, sobretudo para a população mais vulnerável, como garimpeiros e ribeirinhos.

O encontro aconteceu no centro hospitalar francês, que realiza cerca de 12 mil atendimentos por ano, destes, mais da metade são para pacientes brasileiros, na sua maioria, moradores do município de Oiapoque. O principal objetivo foi estabelecer um fluxo de comunicação entre os dois lados, principalmente para tratar do retorno desses pacientes, que devem voltar à rede assistencial de Oiapoque.

“Na maioria dos casos, eles recebem alta, mas, como não têm onde ficar no território francês, acabam ocupando um leito até que consigam retornar para a cidade de origem”, explicou o articulador da rede materno-infantil da Sesa, Weslley Nogueira.

Propostas

Entre as propostas de cooperação, do lado francês destacam-se a oferta de serviço de apoio com diagnóstico, principalmente em biópsias para laudos de neoplasias, e de atendimento especializado.

Em contrapartida, o lado brasileiro oferecerá atendimentos por equipe multiprofissional (psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo), já que esses profissionais não fazem parte da carteira de especialidades do Centro Hospitalar de Saint Georges, assim como apoio na realização de cirurgias gerais.

Agora, de volta ao Amapá, os técnicos da secretaria irão formar um grupo de trabalho para dar andamento à cooperação técnica.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção