A Secretaria de Estado de Educação (Seed) ouviu nesta terça-feira, 28, a comunidade do Bailique, arquipélago pertencente a Macapá, sobre as necessidades de melhorias nas escolas estaduais que atendem a região. O encontro aconteceu na Escola Municipal Vila Progresso em audiência pública de iniciativa do Ministério Público do Estado e do Ministério Público Federal.
A comunidade solicitou melhorias na estrutura física das escolas, alojamento para professores do ensino modular, transporte escolar e regionalização de profissionais da educação.
A secretária de educação, Sandra Casimiro propôs avaliar, em conjunto com os moradores, alternativas como a ampliação da Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa para absorver a demanda da Escola Bosque, cujo prédio foi deteriorado pela erosão natural que afeta o Bailique, com avanço das águas do rio Amazonas.
“A ampliação nos permitiria otimizar os recursos e, consequentemente, melhorar o atendimento dos estudantes. Mas vamos continuar conversando para que a melhor decisão seja tomada”, apontou Sandra.
Após esse primeiro diálogo, cada órgão vai elaborar um relatório técnico e um estudo para que se encontre uma solução que atenda as especificidades do Bailique.
A Seed disponibilizou uma equipe com mais de 15 técnicos para avaliar todas as demandas. Eles ficam no Arquipélago até 2 de abril.